sábado, 16 de janeiro de 2016

questão energetica


SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ
CAMPUS BRAGANÇA
CURSO TECNOLOGICO EM GESTÃO AMBIENTAL

Educação e Ética Ambiental

Questão Energética


Equipe: Camila Araújo
Carla Rafaelli
José Gabriel
Maria da Conceição Saavedra
Joyce Maria
Laís Quadros
Pedro Matos
           
Bragança - Pará
2014
Os recursos energéticos são o foco dos interesses estatais, gerando disputas geopolíticas desde a primeira Revolução Industrial. Nos últimos anos, a questão energética traz novas discussões gerando debates sobre o consumo dos recursos naturais, mudanças climáticas, e principalmente, a segurança energética dos países mais ricos. Como fontes de energias renováveis existem muitas opções que ainda são pouco utilizadas, vejamos algumas dessa fontes: Energia Solar, Energia Eólica, Energia Hídrica, Energia da Biomassa, Energia Geotérmica, Energia dos Oceanos (Marés e Ondas), Energia do Hidrogénio. E as não renováveis: Petróleo, gás natural, Carvão, Energia Nuclear.
As renováveis tem a capacidade de regenerar-se em um curto espaço de tempo, tornando-as inesgotáveis, exemplos: biomassa (óleos/biodiesel a partir de cana-de-açúcar, mamona, girassol, entre outros).
A Energia Hídrica, temos como exemplo a Hidrelétrica, pois o Brasil é um país privilegiado em rios. Por isso, nossa energia é quase toda produzida nessa modalidade.
A Energia dos Oceanos é uma fonte de energia limpa e renovável, mas sua implementação ainda é cara em relação às outras.
A Energia Solar é aquela proveniente do Sol (energia térmica e luminosa), captada por painéis solares, formados por células fotovoltaicas, e transformada em energia elétrica ou mecânica. A energia solar também é utilizada, principalmente em residências, para o aquecimento da água, e não interfere no efeito estufa.
A Energia Eólica é de extrema importância para o Brasil, pois se trata de uma fonte renovável e limpa. Com a energia eólica, nosso país está dando um grande passo na direção do desenvolvimento sustentável.
As não renováveis são oriundas de matéria orgânica decomposta por milhões de anos, não havendo tempo hábil para serem formados para uso humano, exemplo: petróleo, gás natural e carvão.
O Petróleo é encontrado na natureza impregnado em rochas sedimentares, a forma de extração varia de acordo com a quantidade de gás encontrado no local. O petróleo sai de forma bruta da jazida e, dessa forma, é necessário que ele seja fracionado em vários componentes. Esse processo é denominado refino ou destilação fracionada. Nos diferentes pontos de ebulição das substâncias que estão no óleo, ocorre a separação, que serão convertidas em outros produtos. Dentre as frações obtidas, se destacam o gás, a gasolina, o querosene e as ceras.
O gás natural é composto por uma mistura de hidrocarbonetos leves (metano, etano, propano, butano e outros gases em menores proporções) que submetido à temperatura ambiente e pressão atmosférica permanece no estado gasoso. É uma fonte energética encontrada na natureza em duas formas distintas. Ele pode ser obtido em jazidas e através da queima de biomassa (bagaço de cana-de-açúcar).

Gráfico com matriz energética brasileira (Foto: Ministério de Minas e Energia)

As formas de se produzir energia são muitas, porém os métodos como se constroem as usinas é que determinam ou não a implantação e os investimentos, as energias renováveis que são de certa forma mais bem vista tem uma produção baixa em longo período de tempo ou as formas de se produzir são caras como pontos negativos, já as energias não renováveis são menos visadas pelo baixo custo de produção e pelo potencial, como exemplo disso temos o Brasil com maior potencial de água e que gera energia principalmente para exportação.


REFERÊNCIAS

Appio.org/energia perspect.htm
Educação.globo.com/artigo/questaoenergetica
Fontes-de-energia.info/mos/view/energiadabiomassa
Fontes-de-energia.info/mos/view/petróleo
http://www.brasilescola.com/geografia/fontes-gas-natural.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário